sábado, 21 de maio de 2011

HISTÓRIA E MÉTODO

                            UM APRENDIZADO PARA AULAS DE HISTÓRIA


OBJETIVOS

Considerando a escola como espaço de formação intelectual e humana e, o professor-educador, capaz de orientar o aluno para que esse adquira e construa o conhecimento com mais autonomia, esse texto visa demonstrar a importância da utilização de uma metodologia, que supere as dificuldades no ensino de História, buscando a formação de alunos:

- que consigam relacionar o conteúdo ministrado com sua realidade social, percebendo a mesma como construção histórica da humanidade, na medida em que os acontecimentos históricos aparentemente distantes no tempo e no espaço, podem ser entendidos através de analogias próximas ao cotidiano;

- que relevem a análise do contexto histórico, valorizando a História comparada e integrada, bem como a interdisciplinaridade;

- que na interação com o professor, se reconheçam como agentes ativos em sala de aula, descobrindo sua própria capacidade de construir o conhecimento;

- que dominem os recursos mais modernos para o aprendizado e sejam capacitados para realizar a leitura histórica em suas diversas linguagens, como a escrita, as imagens, os gráficos, as tabelas e os mapas entre outras;

- que se posicionem frente às questões polêmicas da vida social, construindo alternativas viáveis e coerentes (argumentação);

- que construam a autonomia individual e coletiva, ou seja, vinculem a leitura com a construção da cidadania;

METODOLOGIA PARA ANALISE CRÍTICA DA HISTÓRIA

Partindo de uma leitura prévia do aluno sobre o tema da aula, o professor fixará na lousa ou na tela os 5 tópicos que o compõem e que irão encaminhar a própria aula. Entre os tópicos deve sempre ser deixado um espaço, que será preenchido durante a aula, através do diálogo entre alunos e professor, que ao problematizar o conhecimento histórico, torne a aula mais prazerosa para o aluno, na medida em que se sinta capaz de desenvolver uma visão mais crítica, desmistificando a visão de uma História estática, factual, ou seja, uma História acabada e que se estuda memorizando.

Na medida em que os alunos se familiarizarem com a utilização do roteiro de estudo, eles mesmos terão condições de analisar outros temas durante o ano, já que os 5 tópicos que formam o roteiro sofrem poucas variações independente do assunto estudado.

Os 5 tópicos d o roteiro foram estabelecidos considerando a seguinte direção e linha de raciocínio em uma aula:



1-ESPAÇO/TEMPO

2-CONTEXTO

3-ANTECEDENTES

4-EVENTO

5-DESDOBRAMENTOS

1. O primeiro passo na análise de um tema histórico, após a retomada do tema anterior, a este relacionado é situar o aluno no espaço e no tempo (onde estou e em que época), valorizando a existência de modos de vida diferentes, correspondentes à região e a época, o que possibilita comparações com a realidade sócio-cultural do aluno, estimulando ainda a utilização de outros elementos, como mapas (noção de espaço) e outras ilustrações, auxiliares na caracterização de uma época (noção de tempo).

2. Situado no espaço e no tempo, o segundo passo é caracterizar o contexto histórico, ou seja, a realidade histórica mais ampla, em que o tema encontra-se inserido. Por exemplo, a Revolução Francesa, A Independência dos Estados Unidos e a Conjuração Baiana inseridas no contexto de crise do Antigo Regime e do Antigo Sistema Colonial, ou o Renascimento Cultural, a Reforma Religiosa e a formação das Monarquias Nacionais inseridas no contexto de transição para o capitalismo, ou ainda, a queda do muro de Berlim, no contexto de crise do socialismo e fim da guerra fria.

O fato, quando devidamente contextualizado, não será mais visto de forma isolada, criando condições para que o aluno desenvolva a visão de uma História mais integrada, possibilitando também, abertura para destacar o desenvolvimento de outras disciplinas inseridas no mesmo contexto, promovendo um conhecimento mais interdisciplinar. Trata-se do principal tópico deste método de aula, pois é o que mais evidencia a visão de processo para análise de uma História mais temática.

3. Na análise do próprio contexto histórico, encontraremos os antecedentes (fatores) do tema estudado. Exemplo: na análise do neocolonialismo, como contexto histórico em que se insere a 1a Guerra Mundial, estão os antecedentes da guerra (disputa de mercados, e rivalidades nacionalistas). Ou ainda na análise das mudanças sociais e econômicas do Brasil na segunda metade do século XIX, como contexto em que se insere a Queda da Monarquia, é que encontramos os antecedentes da República (processo abolicionista, excedentes dos lucros com o café, nova aristocracia do Oeste Paulista, imigrantes, questões militar e religiosa). Neste tópico deve ser feita uma distinção não excludente entre os fatores estruturais e conjunturais. Por exemplo: na crise do Império Romano destacam-se e relacionam-se fatores estruturais, como a retração militar, a decadência do escravismo e o processo inflacionário, agravados por questões mais conjunturais como as invasões bárbaras e o êxodo urbano.

4. Após a análise dos antecedentes, chegamos ao evento, analisando, suas características e seu significado histórico e, se for o caso, o seu conceito. Exemplo: A Revolução Industrial , caracterizada entre outros aspectos pelo uso do carvão, do vapor, e da tecelagem, marcando historicamente a substituição da ferramenta pela máquina no processo de produção capitalista. O Caudilhismo , caracterizado pelo militarismo, paternalismo, assistencialismo, intervencionismo e pela liderança carismática do governante, representando um fenômeno político das repúblicas oligárquicas da América espanhola independente.

5. Por fim, serão analisados os desdobramentos, o que possibilita estabelecer uma relação dialética, que já antecede e contextualiza a aula seguinte. Por exemplo, os desdobramentos da 1a Guerra Mundial com o Tratado de Versalhes na contextualização e origem do Nazifascismo que será analisado com o mesmo roteiro de aula (espaço/tempo; contexto histórico; antecedentes; o evento; desdobramentos). Os desdobramentos do nazifascismo, na contextualização e origem da 2a Guerra Mundial.

Esquematizado e assimilado pelo aluno, o roteiro encaminha o conteúdo de outras aulas, dotando o aluno de mais lucidez na leitura e interpretação de textos e contribuindo para superar a apatia e as dificuldades que se apresentam no ensino de História. Um roteiro de fácil aplicação e assimilação para professores e alunos construírem juntos um aprendizado com maior prazer.

Gabriel L. Bandouk

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